Não vem pronto!

Casamento não vem pronto, se constrói

Imagina isso!
1111-svadba
Outro dia fui convidado para ser o orador de um casamento… Foi a minha primeira vez… Eu nem sou pastor… Foi tipo “Não é a mamãe!”

Gastei algum tempo me preparando e refletindo sobre meu próprio casamento e muitas coisas em volta… Então…
prontos
Tem muita coisa que vem pronto: McDonalds, Iogurte, Refri, Chocolate…

Mas, uma família não vem pronta, acabada, maravilhosa e aconchegante.

familia

O rapaz não sai da casa dos pais pronto e maduro para assumir uma casa. Infelizmente, entre as esposas que se queixam de que a mãe de seu marido o mimou e não o treinou para ser solidário no lar, muitas acabam por cometer os mesmos erros com seus filhos e o resultado é que muitos homens se casam longe do padrão ideal e almejado pela esposa.
- Marido não vem pronto. (Olhando para mim eu acho que ainda não estou totalmente pronto!)
Por mais treinada que esteja a moça para cuidar de uma casa ou para conseguir sustento no mercado de trabalho, preparação esta que se faz cada vez mais imperativa, a jovem esposa nunca está totalmente pronta para ser esposa, auxiliadora e mãe.
- Esposa não vem pronta.
No início do casamento possivelmente os filhos ainda não vieram… ainda bem! Mas quando vieram, não virão prontos…
Certo estudioso conta que tinha cinco teorias infalíveis sobre paternidade, porém não tinha filhos. Depois que teve cinco filhos, passou a não ter mais teoria alguma! Cada filho tem uma personalidade, um modo de ser e de reagir à vida.
O marido não vem pronto. A esposa não vem pronta. Os filhos não vêm prontos. A família não vem pronta…
Casamento não vem pronto… se constrói.
Somos diferentes e únicos… Portanto, sejam pacientes um com o outro… Estejam prontos para dizer: “Desculpe estou em construção!”

ES

E então… o que fazer? Tem que construir….
Bem, se é uma construção… Tem algumas regras, fundamentos, dicas…

dicas2

Vou usar um livro, este… A Bíblia… É o livro dos livros… e ainda não achei nada mais atual que ele…
Então, separei 4 aprendizados para que vocês possam levar para esta nova jornada:

1) Comece pelo começo…
I Pedro 3:15: “Antes de tudo, santifiquem a Cristo como Senhor em seu coração…”

casa-da-pedra

Jesus é a Rocha, e a Palavra de Deus é o fundamento… Uma construção começa pelo alicerce…
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” Mateus 7:24-27
O casamento não vem pronto… E eu não posso garantir que vocês não terão problemas… chuva forte… tempestades… ventos soprando com toda força… transbordando tudo… Isto é inevitável… (“neste mundo terei aflições”) mas, se vocês permitirem que a Palavra de Deus seja o guia da construção de sua nova vida, nova etapa… Olha! Com Jesus você resistirão e serão vencedores… a construção ficará de pé! De pé sobre a Rocha que é Jesus…
A Palavra tem um segredo… doses diárias e praticar… Josué descobriu isto e afirmou: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!”
Não deixem de orar juntos, ler juntos…

2) O mais importante é o que importa
“Buscai primeiro o reino de Deus…”
O casamento não é um negócio prá ganhar…
“Agora sim vou ser feliz de verdade… Encontrei alguém que vai me fazer feliz… Esquece… Mentira… Furada…”
O casamento é um negócio do perde-ganha.
Veja o que Palavra diz: “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.” I Coríntios 13:11
Quando vocês eram crianças gostavam de alguns brinquedos, mas depois vocês se tornaram adolescentes e deixaram as coisas de crianças e passaram a gostar de coisas de adolescentes e depois ficaram jovens…
Sempre terá coisas boas, novos brinquedos e coisas ruins… Tipo abacaxi…

shutterstock_263028320-800x450

O casamento não vem pronto… se constrói…
Vocês vão construí-lo a partir de agora deixando as coisas que vocês gostavam para trás e passando a gostar das coisas novas…
A construção vai ganhar paredes firmadas no cimento do amor. Assim vocês vão vencer suas diferenças individuais que fazem de cada um de vocês especiais e únicos… Deus os criou assim… Cresçam nas coisas comuns e desconsiderem as diferenças… Perdam para ganhar…
Você quer ter razão ou ser feliz?!
Como você diz é tão alto que não consigo ouvir o que você diz…
Quem é o mais importante? O outro…
Ninguém é feliz fazendo as pessoas infelizes… com pessoas à sua volta destruídas…
3) Não é um restaurante
O casamento não vem pronto… a gente constrói…

constru

O melhor do Casamento é a construção…

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu… Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.” Eclesiastes 13:1-12
Prefira fazer junto… Nada de McDonalds…
Nunca perca a oportunidade de sentir as primeiras coisas juntos: cheirar, tocar, cozinhar, lavar, sorrir, divertir, cantar, viajar, orar, conversar,
O melhor lugar da casa é a cozinha… Depois o quarto…

casal-cozinhando

Compartilhe… discuta (boa briga!)… Sonhe… planeje… sofra… JUNTOS! Quando se erra junto não tem culpado…
Crie sua cultura… Os Souzas fazem isto… É uma tradição deles… É a cara deles!

4) Tem muita gente aqui
Casamento não vem pronto… Porém…
Sogro e sogra já vêm prontos. O desafio é adaptar-se a eles: amar o pai do cônjuge e torná-lo seu pai, e amar a mãe do cônjuge como ama sua própria mãe. Digo sempre que quem despreza a sogra cospe no útero que gerou o amor da sua vida. Talvez os sogros nunca mudem, mesmo assim o casamento pode ser construído de maneira a abraçar estes queridos.
FamiliaArLivre
O passo seguinte é a chegada dos filhos, que ampliarão a construção com quartos coloridos e atrativos, novos sons. A preparação destes cômodos precisa da flexibilidade e da firmeza de um amor disposto a servir e aprender.

partido-de-ftbol-de-observacin-71946155

Os filhos estão nos observando… Tem coisas que nem precisa dizer…
A família será como um luzeiro, como um holofote que indica o caminho de uma vida abundante e feliz. Será como um mercado que oferece de graça mantimentos para uma vida plena. E então poderá testemunhar, mesmo sem palavras, e influenciar um condomínio, um bairro e, quem sabe, até uma cidade, expondo o fantástico projeto de Deus e como ele funciona bem.

CONCLUSÃO:
A estação da chuva é a grande estação da vida.

mw-860
As tempestades, as calamidades e as intempéries são absolutamente cegas. Quando a tempestade vem, ela não escolhe classe social, idade, sexo, procedência ou religião.

Podem vir o vento do desemprego, os rios das enfermidades ou o temporal dos conflitos, mas a família não será abalada. Permanecerá firme.
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” Mateus 7.24-25

A vida é feita de escolhas e o nosso casamento também. Não dá para transferir a responsabilidade para os outros. As desculpas não mantêm a casa firme na hora em que os rios transbordam. Mesmo que você sempre diga “a culpa é dele”, ou “o problema é ela”, isto não resolve, não fortalece, simplesmente mascara o problema.
As desculpas são como alguém que tem um câncer e toma uma Aspirina para aliviar a dor, sem se preocupar em encontrar a causa da dor. As desculpas são a Aspirina do diabo. Mascaram a dor da culpa e mantêm o doente passivo e conformado.
Todo atalho é sempre muito perigoso. O rei Salomão já alertava com sua sabedoria única:
“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” Provérbios 14:12

standing-on-the-promises

Se estiver algo errado… converse… confesse… peça perdão… perdoe…
Lembre-se de que não há garantia no amor romântico de Hollywood: “casaram, e foram felizes para sempre”.
93_7974025e248e770d8f30867ff0995abb
Seu casamento é seu tesouro. Cuide dele…

Lembre-se Casamento não vem pronto… se constrói…

Vanderleia e Edson

E eu e todos aqui desejamos que vocês (Vanderleia & Edson) sejam muito felizes!

casa

- Jonas de Souza Netto

(Inspirado no projeto CASAMENTO NÃO VEM PRONTO SE CONSTRÓI)

2 Comentários para: “Não vem pronto!

  1. Amei papai Jonas e mamãe Val, mesmo sendo seu primeiro sermão de casamento, não poderia ter sido melhor e propício nunca esqueceremos, a família de vocês e um exemplo, que Deus abençoe sempre. Este sermão ficará eternamente nos nosso corações principalmente por ter sido inspirado pelo maior pregador do mundo Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>